Home / Notícias / Câmara de Lamego duplica rede de oleões na cidade

Câmara de Lamego duplica rede de oleões na cidade

O Município de Lamego está a instalar uma rede de vinte e quatro novos oleões na cidade, para deposição de óleos alimentares produzidos pelo setor doméstico.

Este sistema de recolha seletiva, é semelhante aos existentes para o papel, plástico, vidro e pilhas, e apesar de ser doméstico, também pode ser utilizado pela restauração. Na prática, a autarquia vai duplicar o número de oleões existentes de modo a passar a abranger as novas urbanizações da cidade de Lamego.

“Os antigos oleões encontravam-se danificados e sem possibilidade de recuperação. Originavam uma recolha deficitária dos óleos alimentares usados e derrames frequentes deste tipo de resíduos. Havia, por isso, alguns problemas de ordem ambiental associados”, justifica Fábio Duarte, Vereador dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Lamego.

O investimento municipal ascende a 15.120,00€, mais IVA, incluindo a manutenção dos equipamentos.
Os óleos alimentares recolhidos são destinados à produção de produtos na área dos biocombustíveis (biodiesel) ou na área química, caso não apresentem a qualidade mínima necessária para valorização ao nível dos biocombustíveis.

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo