Home / Notícias / Câmara de Lamego avança com obras nas residências para estudantes do ensino superior

Câmara de Lamego avança com obras nas residências para estudantes do ensino superior

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, deslocou-se esta terça-feira, 29 de agosto, a Lamego, para visitar os edifícios que vão acolher a futura 𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗱𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝘀𝘂𝗽𝗲𝗿𝗶𝗼𝗿, cuja empreitada está em curso.

Desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a obra está a ser executada pelo Município de Lamego, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, num investimento de 1.786.347€, dos quais a autarquia assume 284.217,00€ de investimento não financiado.

A futura residência estará situada na Praça do Comércio, disponibilizando 𝟰𝟲 𝗰𝗮𝗺𝗮𝘀 para estudantes bolseiros, a partir do ano académico 2024/2025.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, “a concretização deste novo projeto é uma ambição antiga para 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮𝗿 𝗼 𝗰𝗿𝗲𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗲 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗼𝗹𝗶𝗱𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝘀𝘂𝗽𝗲𝗿𝗶𝗼𝗿 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗲𝗺 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 que regista uma procura crescente. A não existência de uma estrutura residencial deste tipo, numa instituição onde 80% dos alunos chegam de fora do concelho, e onde o mercado de arrendamento não consegue dar resposta, é um problema que nos preocupa. A residência será criada para ajudar estas situações”.

“Acredito que a futura residência também vai alavancar o rejuvenescimento da zona alta da cidade, com a presença de mais jovens e mais dinâmica económica, impulsionando a recuperação e a revitalização da zona envolvente”, afirma.

A futura residência foi planeada para proporcionar as 𝗺𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝗱𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗱𝗶𝗮, 𝗯𝗲𝗺-𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗼𝗿𝘁𝗼, contribuindo para a igualdade de oportunidades, integração social e bom desempenho académico dos alunos. Terá diversas tipologias e áreas comuns (cozinha, salas de refeições, de convívio e de estudo, lavandaria, entre outras).

A Ministra do Ensino Superior garantiu, em Lamego, que, até ao final de 2026, haverá mais 15 mil camas para estudantes, graças ao financiamento do PRR.

 

Pode ver também

Vinhos do Dão Casa da Ínsua com mais 9 medalhas, 2 das quais Grande Ouro

DUAS MEDALHAS GRANDE OURO, QUATRO DE OURO E TRÊS DE PRATA CONSAGRAM,UMA VEZ MAIS, A …

Comente este artigo