Home / Notícias / Câmara de Lamego atribui Medalha de Ouro ao Núcleo da Liga dos Combatentes

Câmara de Lamego atribui Medalha de Ouro ao Núcleo da Liga dos Combatentes

A Câmara Municipal de Lamego atribuiu ao Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes a Medalha de Ouro da Cidade, a mais alta condecoração municipal, numa cerimónia realizada no Teatro Ribeiro Conceição, a 1 de março último.
A medalha foi entregue pelo Presidente Francisco Lopes ao Presidente do Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes (LC), Coronel Valdemar Lima, em virtude do importante e significativo trabalho desenvolvido por esta instituição ao longo dos seus 100 anos de atividade, em prol dos antigos combatentes e da causa pública.

Na cerimónia, Francisco Lopes referiu que “esta medalha simboliza o nosso preito e a nossa homenagem a todos aqueles que derramaram o seu sangue na defesa da Pátria e o grande respeito também às suas famílias, bem como a todos aqueles que representaram o nosso país nas operações de paz e ações humanitárias em todo o mundo”, enaltecendo ainda a excelente colaboração entre as duas instituições que irá “continuar e ser reforçada”.

Na sua intervenção, o Coronel Valdemar Lima afirmou que a LG compromete-se a garantir a perenidade e a confiança necessárias para apoiar os combatentes no futuro: “Esta distinção que muito nos sensibiliza e prestigia, reflete o empenho e a dedicação da instituição, ao longo de um século, bem como o compromisso inabalável com as causas dos combatentes e seus familiares”.

No dia em que o Núcleo de Lamego da LC celebrou um século de existência e honrou a memória de todos aqueles que defenderam a pátria, o General Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, também testemunhou este ato de reconhecimento e gratidão. “A distinção que hoje lhe é conferida pelo Município de Lamego, no campo da solidariedade e do apoio mútuo, a combatentes e famílias, bem como na defesa dos valores superiores do país, é não só uma honra para este Núcleo e sua atual direção, mas também para a Liga dos Combatentes como um todo”.

Na primeira parte do evento, o público que encheu por completo o Teatro Ribeiro Conceição assistiu à atuação da Orquestra Ligeira do Exército, dirigida pelo Maestro Sargento Mor Cândido Ameixa.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo