Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Castro Daire com um orçamento de 26 milhões de euros, aposta no setor do turismo

Câmara de Castro Daire com um orçamento de 26 milhões de euros, aposta no setor do turismo

O Município de Castro Daire conta com um Orçamento e um Plano para 2021, que procura resolver necessidades do concelho e aposta nas prioridades definidas para o futuro com o objetivo do aumento da atratividade do território, da fixação de pessoas, do aumento do bem-estar e saúde dos munícipes, refere a autarquia em comunicado.

Este orçamento, no valor aproximado de vinte e seis milhões de euros, apresenta um crescimento de dezassete por cento, face ao ano anterior.

Assegura o equilíbrio orçamental, estimando a transferência de receitas correntes para investimento de cerca de três milhões de euros. Este acréscimo do valor global deve-se ao aumento das despesas de capital, leia-se investimento, resultante do culminar de um trabalho árduo, persistente e contínuo na procura de financiamento externo para os projetos fundamentais do concelho, uma vez que foram várias as candidaturas aprovadas recentemente.

Tendo em conta o tempo que vivemos, este orçamento contempla, também, um reforço do apoio ao combate dos problemas económico-sociais oriundos da pandemia COVID-19, refere o presidente do município.

Estão contemplados programas de apoio às famílias, às atividades económicas e às instituições do concelho. Este orçamento contempla investimentos, e em diversas áreas, destacando-se a aposta no desenvolvimento económico do concelho e na atração de investimento.

A Educação, o Turismo, o Ambiente, a Proteção Civil, a Requalificação Urbana e Viária, o Desporto, a Cultura e a Ação Social são outros setores com relevante importância para o ano de 2021.

Prevê, ainda, a manutenção do equilíbrio financeiro das contas alcançado em 2020, o reforço de uma política fiscal em favor dos Castrenses, a criação do Regulamento Fiscal e de Investimento, bem como a revisão da Tabela de Taxas e Licenças.

Como investimentos individualizados destacam-se a requalificação da Escola Secundária, a requalificação da Avenida 25 de Abril e a implementação do projeto de eficiência energética com a substituição total da iluminação pública de todo o concelho para LED. Apenas nestes 3 projetos serão investidos cerca de 7 milhões de euros e que contam com candidaturas aprovadas a fundos comunitários.

Uma área com grande foco é o setor do Turismo. Através da valorização das condições naturais e endógenas do concelho, conjugado com a inovação e diferenciação dos projetos apresentados, foram também já aprovadas várias candidaturas. Destacamos o investimento nas Termas do Carvalhal com a criação das Piscinas Termais exteriores de água quente, o Pombeira Adventure Park e o Parque de Campismo/Autocaravanismo.Neste orçamento, para além dos investimentos que já arrancaram e dos que estão para arrancar, está também contemplada a criação da Zona Industrial da zona sul do concelho.

O Município de Castro Daire, fruto da abertura institucional fomentada, integra, ainda, um conjunto de projetos intermunicipais de valorização do território, nomeadamente com o projeto de modernização administrativa; Caminho Português Interior de Santiago; Estrada Nacional 2; Promoção Cultural em Rede; Promoção do Sucesso Educativo e a Última Rota da Transumância.O orçamento contempla, também, diversos investimentos por administração direta.

 

Pode ver também

Buzinão de revolta contra corrupção faz-se ouvir em Viseu e Lisboa

As principais ruas de Viseu assistiram hoje a um desfile em marcha lenta, com mais …

Comente este artigo