Esta próxima segunda-feira, dia 21 de junho, a deputada independente Cristina Rodrigues, vai estar presente em Viseu e no Sátão para conhecer as condições de trabalho dos Sapadores Florestais.
A deputada estará em Viseu da parte da amanhã para uma reunião com o Sindicato Nacional da Proteção Civil na UGT Viseu, seguida de uma visita pela 13h30 à Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que se encontra na Silvã de Baixo, em Sátão.
Esta visita está relacionada com o apelo por parte do Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC) para que, as forças políticas com assento parlamentar, viessem conhecer os locais de trabalho e as condições em que operam os Sapadores Florestais, a fim de intercederem pelos mesmos, apresentando propostas para a melhoria de condições a nível laboral e salarial.
Em comunicado de imprensa, o SNPC refere que os Sapadores Florestais são a única força que atua todo o ano nas florestas, no Inverno em ações de prevenção, e no Verão em ações de vigilância, primeira intervenção em incêndios rurais, apoio ao combate e outras ações da proteção civil.
O SNPC considera que é urgência nacional dar a estes operacionais uma Carreira e Estatuto Profissional, para que o seu trabalho seja valorizado, uma vez que estão há 22 anos sem iniciativas que promovam a regulamentação a sua profissão.
Alexandre Carvalho, Dirigente Nacional do SNPC, em declarações à Alive FM, fala desta visita e dos seus objetivos.
Comente este artigo