Home / Notícias / BE: centenas de peixes mortos na albufeira das Cainhas entre Oliveira de Frades e Vouzela

BE: centenas de peixes mortos na albufeira das Cainhas entre Oliveira de Frades e Vouzela

O Bloco de Esquerda (BE) recebeu uma denúncia do estado em que se encontrava a albufeira da Barragem das Cainhas, entre Oliveira de Frades e Vouzela.

O BE já denunciou o que classifica de atentado ambiental as autoridades competentes, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, Agência Portuguesa do Ambiente e Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Albufeira da Barragem das Cainhas, apresentava muita espuma acastanhada e centenas de peixes mortos .

A barragem tem uma captação de água para consumo público em Oliveira de Frades, havendo risco para a população, refere o BE em comunicado.

A albufeira das Cainhas é também um local de pesca lúdica, o que põe em risco a saúde pública, e acima de tudo, refere o BE de Viseu, é um atentado ambiental que contamina águas, solos e toda a cadeia natural, toda a fauna e flora

O Bloco de Esquerda tem denunciado casos de poluição no distrito de Viseu, provenientes de descargas de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) municipais com funcionamento deficiente e de descargas ilegais de indústria poluidora, referem os bloquistas

“Poluir os cursos e reservas de água é poluir todo um ecossistema e atentar contra a saúde pública. O BE “rejeita que qualquer interesse se sobreponha ao equilíbrio ecológico, à saúde ambiental e à qualidade de vida das populações”, referem em comunicado.

O BE “apela à intervenção de todas as autoridades no sentido de encontrar os responsáveis das descargas poluente, de forma a que não se repitam novamente”.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo