Home / Notícias / Balcão Único do Prédio já abriu em Viseu

Balcão Único do Prédio já abriu em Viseu

Registo das propriedades e respetiva localização georreferenciada são os principais serviços ao dispor dos viseenses.

O Município de Viseu já tem a funcionar um Balcão Único do Prédio (BUPi). Este espaço de atendimento vem permitir aos viseenses identificar as suas propriedades de forma simples e gratuita e assim conseguirem garantir a titularidade dos seus terrenos e marcar os seus limites. 

O atendimento presencial funciona num balcão inserido no Espaço de Atendimento Único da Câmara Municipal de Viseu, e vai funcionar em paralelo com os restantes serviços municipais.

O horário de atendimento ao público funciona entre as 9 e as 12 horas e entre as 14 e as 16 horas. Posteriormente, serão ainda abertos balcões móveis que vão percorrer as freguesias e prestar o serviço de forma itinerante junto da população.  

Podem aderir a este serviço todos os titulares de propriedades localizadas nos 507 quilómetros quadrados do concelho. A localização de propriedades é assegurada no balcão com a ajuda de um técnico habilitado.  

Doravante, o BUPi de Viseu revela-se de extrema importância para todos os munícipes e para o próprio município que pode planear e gerir o seu território de forma mais eficaz, organizada e sustentável.

Além disso, a colaboração entre entidades da Administração Pública vem permitir uma mais eficiente utilização e partilha da informação sobre o território. 

O conhecimento da titularidade das propriedades revela-se imprescindível para que os serviços municipais possam planear e gerir o território, garantindo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os habitantes.  

Os munícipes com dúvidas e questões devem colocá-las através do endereço de correio eletrónico bupi@cmviseu.pt ou por telefone para 232 427 426.

Cada proprietário pode ainda visitar o site bupi.gov.pt, onde obtém toda a informação necessária sobre o processo. 

Este projeto é financiado no âmbito de uma candidatura supramunicipal apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública e é comparticipada pelos fundos FEDER, que abrange os 14 municípios da CIM.

 

Pode ver também

Vários concelhos do distrito de Viseu em risco muito elevado de incêndio devido ao calor

Para esta quinta-feira, 18 de julho, o IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) prevê …

Comente este artigo