Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autárquicas: Candidato PSD/CDS-PP em Oliveira de Frades quer retomar desenvolvimento

Autárquicas: Candidato PSD/CDS-PP em Oliveira de Frades quer retomar desenvolvimento

O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Oliveira de Frades, João Valério, disse que a sua candidatura quer “retomar o desenvolvimento” do concelho e, para isso, tem um programa com cinco eixos interligados.

“Temos um programa sólido e coerente para o desenvolvimento do concelho, assente em cinco eixos de ação essenciais, que estão interligados, com medidas muito concretas a concretizar para retomar o desenvolvimento que parou em Oliveira de Frades”, disse.

Os cinco eixos são: “qualidade de vida, coesão social e coesão territorial; património e turismo; economia local, indústria e comércio; educação, desporto e juventude; floresta, sustentabilidade e ambiente”, enumerou, apresentando exemplos de medidas a executar.

O compromisso na indústria passa pela “requalificação das duas zonas industriais e a ampliação da de Reigoso, que é das mais bem localizadas da zona Centro, a 100 metros da autoestrada” (A25) no eixo de Aveiro e Vilar Formoso, sustentou.

“Queremos fazer um centro empresarial e um pavilhão com espaço para instalação de pequenas e médias empresas e, nas aldeias, queremos criar pequenos polos de acolhimento de pequenas empresas, porque estão bem localizadas, mas algumas distam mais do centro da vila”, disse.

Uma distância que quer “encurtar” no eixo da coesão territorial, porque “há uma grande diferença entre a densidade populacional e a qualidade de vida do centro da vila e nas aldeias” e, por isso, quer “aplicar medidas que permitam uma convergência do território em todas as freguesias”.

“Teremos uma forte aposta no turismo, porque o concelho reúne condições paisagísticas e gastronómicas ideais para crescer (…) e há muito a explorar e temos de atrair mais investimento e cuidar dos que já cá estão”, defendeu.

Na educação, “uma das medidas passa pela promoção e incentivo à criação de uma escola profissional, tendo em conta as zonas industriais, faz sentido formar pessoas em Oliveira de Frades e qualificar mão de obra para servir essas empresas” situadas no concelho.

“Queremos criar um centro de desportos muito virados para o turismo da natureza, ou seja, queremos que o desporto seja acessível para quem cá vive, mas, ao mesmo tempo, seja uma atração para quem pratica estas atividades e, com isso, gerar uma fonte de receita”, sustentou.

No ambiente, João Valério apontou o saneamento básico como uma questão muito séria”, dado que “a inexistência abrange uma grande parte do território” e, por isso, “o compromisso é elaborar um plano a concretizar efetivamente”, assim como “uma rede de abastecimento de água de qualidade” no município.

João Valério acrescentou ainda que o programa tem “10 compromissos específicos para cada uma das freguesias para os próximos quatro anos” uma vez que “as freguesias não são todas iguais” e, por isso, “os compromissos são diferentes” em cada uma delas.

Natural de Ribeiradio, João Valério, de 38 anos, casado e pai de duas filhas, é advogado com escritório nos concelhos de Oliveira de Frades e de Viseu e, apesar de concorrer pela primeira vez à Câmara, já passou pela Assembleia Municipal entre 2013 e 2017.

Às eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro, também se apresenta na corrida à câmara Porfírio Carvalho (PS), Miguel Martins (CDU) e o atual presidente, Paulo Ferreira, pelo grupo de independentes, Nós Cidadãos!.

Dos cinco mandatos, em 2017 foram eleitos três pelo Nós Cidadãos!, liderado pelo presidente, Paulo Ferreira, com 46,96% dos votos, e dois da oposição do PSD/CDS-PP, com 40,51%. O eleitorado era de 9.077 pessoas e votaram 67,31% dos inscritos.

 

Pode ver também

Festival Outono Quente, de Viseu, privilegia artistas locais e nacionais

Duas companhias internacionais, 14 nacionais e 17 locais, num total de 80 artistas, animam de …

Comente este artigo