Presidente da Câmara esclareceu a não inclusão de Viseu no projeto “EUSOUDIGITAL”
Fernando Ruas anunciou que, a Câmara Municipal de Viseu vai retomar o projeto “Informática para Seniores”. Esta decisão vem na sequência da informação que chegou à autarquia de Viseu, através da responsável do programa EUSOUDIGITAL, que comunicou que o Estado Central apenas apoia o referido programa na divulgação e na promoção.
No âmbito da presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa em Viseu para a apresentação do EUSOUDIGITAL, que aconteceu na Feira de São Mateus de 2022, o autarca revelou que estava a trabalhar “num possível protocolo de parceria, sempre convencido que estávamos a falar de um programa estatal de literacia digital”.
No entanto, Fernando Ruas explicou que os protocolos não têm qualquer participação do Estado, citando o que a organização escreveu no comunicado: “Os protocolos de colaboração ou memorandos de entendimento que têm sido celebrados com as autarquias são assinados entre a Entidade Executora do Programa (A2D Consulting) e a entidade parceira (a autarquia), não havendo lugar a qualquer participação do Estado nesta parceria”.
Neste sentido, o autarca já comunicou que o Município de Viseu não vai participar no projeto, sendo que “Viseu não alinha em propaganda e cada vez mais me convenço que aquilo que o Estado veio apresentar a Viseu, em agosto de 2022, é mera propaganda”.
A Câmara retomará, assim, o projeto que já esteve no terreno e nas freguesias do concelho: o “Informática para Seniores”. “Sabemos e reconhecemos que é extremamente importante que os seniores tenham a possibilidade de aprender mais nas áreas de informação e digitalização”, sustentou.
Comente este artigo