Home / Notícias / Autarca Fernando Ruas, defende uma conjunta na luta pela ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Salamanca

Autarca Fernando Ruas, defende uma conjunta na luta pela ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Salamanca

No seguimento da posição pública tomada pela SEDES de Trás-os-Montes, autarca viseense pede à delegação de Viseu e a outras entidades regionais que unam forças para defender o território e a solução técnica encontrada.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, reforçou hoje, em reunião de Câmara, o repto lançado à SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social de Viseu) de Viseu e a outras entidades regionais na união e defesa da ligação Aveiro-Viseu-Salamanca, no âmbito do Plano Ferroviário Nacional.

Recentemente, a delegação da SEDES em Trás-os-Montes, assim como outras vozes e atores locais, daquela região, vieram a público defender uma ligação ferroviária entre Porto-Vila Real-Bragança, com ligação a Zamora, elencando as mais valias dessa nova ligação, em detrimento da ligação do interior, de Aveiro-Viseu-Salamanca.

“O que quero deixar bem claro é que não estou a dizer que uma ligação tenha que cair para a outra avançar. Não estamos aqui a falar de substituições, até porque, como já referi anteriormente, cada região e território tem noção das suas necessidades, as quais devem ser colmatadas da melhor forma”, destaca o autarca viseense. “Não nos esqueçamos, contudo, que a ligação em alta velocidade Aveiro-Viseu-Salamanca está definida e aprovada pela União Europeia, constando do atual Plano Ferroviário Nacional. Espero, sinceramente, que não haja cedência a estas pressões, que são legítimas, mas devemos ter prioridades e honrar compromissos”. 

“Peço, mais uma vez, não só à delegação de Viseu da SEDES como também a outras entidades regionais que cooperem na defesa desta solução que é determinante para o desenvolvimento da região e do país”, sublinhou Fernando Ruas. “Tenho lutado, dentro e fora de portas, por mostrar a nossa posição e estou certo que quantas mais vozes se juntarem nesta defesa, mais força ganhará este tema”, concluiu o Presidente da Câmara.

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo