Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autarca de Viseu quer que Governo assuma construção de uma nova barragem

Autarca de Viseu quer que Governo assuma construção de uma nova barragem

O presidente da Câmara Municipal de Viseu sugeriu ao Governo para avançar com a construção da nova barragem de Fagilde, no concelho de Mangualde, porque a atual, segundo o autarca “tem um período de vida de sete, oito anos”.

Segundo Almeida Henriques, “construir a nova barragem implica fazer um projeto, fazer um estudo de impacto ambiental, abrir um concurso público, adjudicar e construí-la, no entender do autarca, está a ser atingido o prazo limite para que daqui a sete, oito anos a nova barragem seja construída ou avançar com a reparação da atual”.

No entender do autarca, “não compete às autarquias tomar esse tipo de decisões” uma vez que “a barragem é da APA [Agência Portuguesa do Ambiente], é ao Estado central compete fazer as opções”.

Em setembro de 2018, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, disse aos jornalistas, à margem de uma cerimónia em Nelas, que, “se os autarcas da região se entenderem”, a obra da nova barragem de Fagilde avançaria para aumentar a capacidade de armazenamento de água e evitar falta de água no futuro.

A resolução, lembrou o ministro, “está nas mãos dos municípios, para que encontrem a solução organizativa que levará depois a encontrar as soluções técnicas”.

A barragem de Fagilde é a principal fonte de abastecimento de água ao município de Viseu, sendo que 70% da água da albufeira é consumida no concelho de Viseu, 11,5% são consumidos por Mangualde, 15,5% por Nelas e 3% por Penalva do Castelo.

 

Pode ver também

Grupo ORPEA vai abrir uma Residência Sénior em Viseu

Vai abrir, no centro de Viseu, uma nova Residência Sénior ORPEA, constituída por três unidades …

Comente este artigo