Home / Notícias / Atendimento social em Tondela, agora mais perto dos cidadãos

Atendimento social em Tondela, agora mais perto dos cidadãos

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), assegurado e coordenado desde o início do mês de abril pela Câmara Municipal de Tondela, vai ser descentralizado, passando a ser efetuado, uma vez por mês, nas dife-rentes freguesias do concelho para estar mais próximos dos cidadãos.

O SAAS serve pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social e os beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). O atendimento é assegurado por técnicos da Cooperativa Vários, com quem a autarquia protocolou a prestação deste serviço social.

A equipa, designada por Metas, é constituída por profissionais de Serviço Social, Educação Social, Psicologia e de Ação Direta. Estes profissionais asseguram o atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como os serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento. Garantem também a prevenção e resolução de problemas sociais dos cidadãos e agregados familiares.

Os técnicos estão também responsáveis pela avaliação de situações de emer-gência social de comprovada carência económica, com a atribuição de prestações de caráter eventual, e pelo planeamento e organização de ações de intervenção social.

Com o objetivo de prestar um serviço de maior proximidade às populações, a partir do dia 6 de junho, passa a realizar-se um atendimento descentralizado nas 19 freguesias do concelho, com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, assim como de chegar a mais situações de emergência social.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo