Home / Notícias / Assinala-se hoje o nascimento de mestre Aquilino Ribeiro
Escritor Aquilino Ribeiro

Assinala-se hoje o nascimento de mestre Aquilino Ribeiro

Há 138 anos, a 13 de setembro de 1885, nascia Aquilino Ribeiro, considerado o maior prosador português do século XX e uma das mais caraterísticas personalidades da literatura portuguesa de todos os tempos. O escritor faleceria a 27 de maio de 1963.

Escreve o Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994, que “fecundo, apaixonado, forte e impetuoso, a sua exaltação e dinamismo revolucionários levam-no a ter uma multiplicidade de interesses, e a sua obra (69 livros publicados em vida, para além de um surpreendente espólio ainda inédito) abrange a ficção, o jornalismo, a crónica, as memórias, o ensaio, estudos de etnologia e história, biografias, crítica literária, teatro, literatura infantil, polémicas e traduções-recriações do latim, grego, espanhol, francês e italiano”.

E recordando os 60 anos da sua morte, a Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, concelho de Moimenta da Beira, vai ser palco no próximo dia 1 de outubro da apresentação da reedição de ‘A Via Sinuosa’, livro prefaciado pelo antigo Ministro da Cultura, João Soares. A nova edição é da responsabilidade da Câmara Municipal de Moimenta da Beira em colaboração com a Bertrand Editora.

Este é mais um dos eventos da programação que evoca as seis décadas do desaparecimento do mestre, organizada pelos três concelhos das Terras do Demo (Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva) juntamente com o município de Paredes e Coura, este último porque Aquilino também lá viveu e lá se inspirou para criar umas das suas obras mais emblemáticas ‘Casa Grande de Romarigães’.

 

Pode ver também

Noite de Gala do TRC atribui Prémio de Mérito a João Gama

O 16º aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição (TRC), em Lamego, é …

Comente este artigo