Home / Notícias / Assembleia Municipal de Tondela aprova transferência de competências para as Juntas de Freguesia
Carla Antunes Borges, presidente CM Tondela

Assembleia Municipal de Tondela aprova transferência de competências para as Juntas de Freguesia

A Assembleia Municipal de Tondela deu luz verde aquela que será a primeira transferência de competências da Câmara para as 19 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. A decisão foi aprovada por unanimidade, numa sessão que decorreu de forma descentralizada na sede da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho.

As juntas de freguesia vão passar, a partir do dia 1 de 2024, a ficar responsáveis pela gestão e manutenção de espaços verdes; limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros; realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico; e pela manutenção dos espaços envolventes a estes estabelecimentos escolares.

Para as Juntas e Uniões de Freguesia serão transferidos, no total, mais de 609 mil euros, dinheiro que será investido na execução das novas funções.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, disse que esta transferência de competências foi discutida e trabalhada com as Juntas de Freguesia, ao contrário do que fez o poder central com os municípios.

A autarca defendeu que com a passagem de poderes vai haver uma maior proximidade e rapidez na resposta aos cidadãos.

“Está dado o primeiro passo na transferência de competências, que esperemos que traga mais frutos no próximo ano”, declarou a edil, salientando que este processo vai ser monitorizado e analisado entre todas as partes ao longo do ano para que “decorra com sucesso”.

 

Pode ver também

Rosa Quinteiro é a vencedora do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa.

Com a obra “Poemas do Caderno Azul” a escritora é pela segunda vez galardoada, numa …

Comente este artigo