Home / Notícias / Aguiar da Beira adere ao “Projeto Life Landscape Fire”

Aguiar da Beira adere ao “Projeto Life Landscape Fire”

No âmbito do projeto Life Landscape Fire, foram instalados bebedouros e um painel informativo para apoio à manutenção do pastoreio extensivo em Aguiar da Beira (União das freguesias de Aguiar da Beira e Coruche).

A identificação da necessidade de instalação destas infraestruturas naquele local, foi resultado de um estudo técnico e financeiro direcionado para a importância do pastoreio extensivo na prevenção de incêndios, elaborado pela Actyva – Sociedad Cooperativa Integral del Suroeste.

O pastoreio bem gerido melhora a fertilidade do solo, previne a erosão e é compatível com a regeneração das árvores. Por outro lado, a presença de animais ajuda à dispersão de sementes, promove o ciclo de nutrientes à escala de paisagem e reduz a acumulação de biomassa vegetal, minimizando assim o impacto dos incêndios rurais, realça a CIM Viseu Dão Lafões.

O projeto Life Landscape Fire, do qual a CIM Viseu Dão Lafões é a entidade promotora, tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção contra incêndios rurais, bem como, a conservação da biodiversidade e o aumento da resiliência floresta.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo