Home / Notícias / Moimenta da Beira: Água do Rio Paiva novamente a correr com cor acinzentada

Moimenta da Beira: Água do Rio Paiva novamente a correr com cor acinzentada

O rio Paiva, que nasce na serra de Leomil, freguesia de Pêra Velha, concelho de Moimenta da Beira e que já foi considerado o rio menos poluído da Europa, tem sido alvo de vários atentados ambientais.

Recorde-se que, o ano passado foi crido um “Grupo de Trabalho sobre a poluição do Rio Paiva” para acompanhar a problemática da poluição do rio, em que a origem pode estar tanto a montante com a jusante, atendendo ao facto de que ao longo do curso do rio há explorações avícolas, pecuárias e pedreiras.

Na manhã desta quinta-feira, 14 de abril, no concelho de Moimenta da Beira, foi avistado um novo foco de poluição, em que a água apresentava uma cor acinzentada.

Vitor Afonso, presidente do Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, em declarações à Alive Fm, diz que, já apresentou esta manhã uma nova queixa ao Serviço de Proteção da natureza e Ambiente (SEPNA), considerando uma vez mais a situação “vergonhosa”.

Paulo Figueiredo presidente da Câmara de Moimenta da Beira, em declarações à Alive Fm, diz que, os serviços de fiscalização municipal já atuaram junto da empresa, que faz as descargas, à qual foi levantado um auto de contraordenação.

O autarca de Moimenta da Beira e de Vila Nova de Paiva tem trabalhado em articulação para acabar com as descargas poluentes no rio Paiva, que como refere o Paulo Figueiredo, põem em causa o ecossistema do curso do rio.

O comando distrital da GNR de Viseu tem conhecimento dos focos de poluição no rio Paiva, em particular no concelho de Moimenta da Beira, referiu em declarações à Alive Fm, Major Fábio Lamelas relações públicas da GNR de Viseu.

 

Pode ver também

Ténis de Mesa de Mundão regressa aos Campeonatos Nacionais de Seniores Femininos

Após uma época repleta de êxitos individuais e coletivos que se traduziram na melhor época …

Comente este artigo