Home / Notícias / A partir desta terça-feira o Cartão de Cidadão vai mudar de formato e terá novas funcionalidades.
Foto : SIC Notícias

A partir desta terça-feira o Cartão de Cidadão vai mudar de formato e terá novas funcionalidades.

Os cartões em circulação continuam válidos até à data indicada para renovação, mas os novos cartões emitidos têm várias novidades.

Foi introduzido um chip contactless (sem contacto) que poderá servir, além da identificação digital, como bilhete de viagens e espetáculos ou para verificação biométrica, sem necessidade de utilização de leitor de cartões.

O cartão passa a ter uma fotografia maior e as letras maiores do que no antigo formato, e novo design conta com elementos culturais nacionais (quinas, a flor de lis, a cruz da Ordem de Cristo) e padrões presentes na calçada portuguesa, como o “mar largo”.

Além disso, o nome do documento também estará escrito em inglês (“Identity Card”) e foi introduzida a bandeira da União Europeia com as siglas portuguesas.

A segurança também foi reforçada: o cartão tem agora um fundo anti-cópia, com elementos impressos que variam de cor consoante o ângulo ou o fundo e outros apenas visíveis com luz ultravioleta.

O acesso aos dados do chip é feito através de um novo número que está na frente do cartão e o PIN.

Já os preços para renovação ou substituição em caso de roubo, perda ou por necessidade de alteração de dados mantêm-se os mesmos.

A nova geração do Cartão de Cidadão foi anunciada pelo anterior governo, em março, como sendo um documento “mais completo, mais seguro, mais digital” e “muito inovador em termos tecnológicos”.

As alterações introduzidas no Cartão de Cidadão devem-se a mudanças no regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho para os documentos de identificação dos cidadãos da União Europeia.

(Fonte: SIC Notícias)

 

Pode ver também

PALÁCIO DO GELO SHOPPING APRESENTA A
2.ª EDIÇÃO DO SUMMER MARKET

O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, promove a segundaedição do “Summer Market”, um mercado …

Comente este artigo