No âmbito do projeto Life Landscape Fire, foram instalados bebedouros e um painel informativo para apoio à manutenção do pastoreio extensivo em Aguiar da Beira (União das freguesias de Aguiar da Beira e Coruche).
A identificação da necessidade de instalação destas infraestruturas naquele local, foi resultado de um estudo técnico e financeiro direcionado para a importância do pastoreio extensivo na prevenção de incêndios, elaborado pela Actyva – Sociedad Cooperativa Integral del Suroeste.
O pastoreio bem gerido melhora a fertilidade do solo, previne a erosão e é compatível com a regeneração das árvores. Por outro lado, a presença de animais ajuda à dispersão de sementes, promove o ciclo de nutrientes à escala de paisagem e reduz a acumulação de biomassa vegetal, minimizando assim o impacto dos incêndios rurais, realça a CIM Viseu Dão Lafões.
O projeto Life Landscape Fire, do qual a CIM Viseu Dão Lafões é a entidade promotora, tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção contra incêndios rurais, bem como, a conservação da biodiversidade e o aumento da resiliência floresta.
Comente este artigo