Home / Notícias / Sátão: Alunos do 5.º ano acompanham trabalhos de recuperação de orca

Sátão: Alunos do 5.º ano acompanham trabalhos de recuperação de orca

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinalou está terça-feira, 18 de abril, foi mote para a Câmara Municipal de Sátão, levar “todos os alunos do 5.º ano do agrupamento” de escolas do município a “acompanhar os trabalhos de recuperação da Orca do Tanque, em Casfreires”, freguesia de Ferreira de Aves.

Num comunicado de imprensa, o município esclareceu que os alunos “têm assim a oportunidade de verificar ‘in loco’ alguma da matéria abordada nas aulas, que faz parte do currículo deste ano letivo”.

“A Orca do Tanque, em Casfreires, é um símbolo da religiosidade pagã e apresenta-se, estruturalmente, como um monumento composto por nove esteios, seis dos quais continham pinturas, que as agruras do tempo e a incúria dos Homens não permitem hoje descortinar, e chapéu de cobertura”, descreveu o documento.

Este monumento nacional, desde 1910, data do Neolítico Final, entre 2900 a 2640 antes de Cristo (a.C.) e a “sua exploração esteve a cargo do Dr. Leite de Vasconcelos, em 1896, que enviou o seu espólio para o Museu Nacional de Arqueologia”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo