Home / Notícias / Inflação leva a revisão de custos de construção do parque urbano de Lamego

Inflação leva a revisão de custos de construção do parque urbano de Lamego

A Câmara de Lamego estimou que, devido ao aumento da inflação, os preços do contrato de construção do parque urbano sejam revistos num custo superior a 500 mil euros.

Iniciada em dezembro de 2020, a construção do Parque Urbano de Lamego representava, na adjudicação inicial, um investimento de 4.894.470,39 euros, executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Fonte da autarquia disse à agência Lusa que, a esse valor, já acresceram 1,2 milhões de euros para corrigir “erros, omissões e bolsas de exclusão do projeto original” e que se prevê a revisão dos preços do contrato em 500 mil euros devido ao aumento da inflação verificado no último ano.

As obras de construção do futuro parque urbano, encontram-se em andamento, mas têm sofrido vários atrasos.

Com este projeto, a autarquia pretende “criar o novo pulmão verde da cidade, numa área ocupada anteriormente por um conjunto de terrenos abandonados e desqualificados nas margens da ribeira do Coura, unidos ao meio pela Praça Dr. Fernando Amaral”.

“Vai nascer uma nova centralidade na cidade de Lamego, em harmonia com a Mata dos Remédios situada mesmo ali ao lado”, frisou o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes.

O autarca explicou que, “vocacionado para o lazer e para o convívio, este parque será dotado de diversos equipamentos que o tornarão num espaço verde de referência na região do Douro, num investimento alinhado com uma relação mais sustentável com o meio ambiente”.

O projeto prevê a construção de várias infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Pistas pedonais, um bar de apoio, um parque infantil, um anfiteatro ao ar livre, hortas comunitárias, dois espaços polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior são alguns dos equipamentos previstos.

Estão também a ser criados dois parques de estacionamento (com um total de 109 lugares) e instalações sanitárias e serão instaladas duas novas pontes pedonais para ligar as margens da ribeira e requalificada a ponte existente.

Lusa

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo