No dia 25 de Fevereiro de 1923, nascia em Rio de Moinhos, onde foi criada e continua a viver, a Sra. Maria da Conceição, que completa hoje a bonita idade de 100 anos!
Vive em Casal de Cima, na Ladeira Senhor do Bonfim. É uma senhora bastante lúcida, de uma boa disposição e força de vida contagiante, que continua a fazer as lides domésticas sozinha, nomeadamente, a limpeza, refeições, higiene pessoal, levantar e deitar.
Tem o apoio das sobrinhas Maria Olinda e Maria da Conceição, que vivem mesmo ao lado, para a ajudarem em algumas tarefas mais exigentes, e o resto da família mantém-se em permanente contacto com ela.
Tem a 4.a Classe, ainda escreve, e lê o jornal, às vezes com ajuda de uma lupa. Na sua juventude foi Modista de Alta Costura, curso esse que tirou em Viseu, e que posteriormente também ensinou a outras pessoas.
Come tudo sem sal, ao fim de almoço toma sempre o seu café “Ricoré” como ela fez questão de frisar, acompanhado com umas bolachas torradas. À noite na sopa, tem por hábito já de há muitos anos, deitar uma colher de linhaça e levedura de cerveja em flocos (diria eu que tá aí o segredo da sua longevidade).
A RTP é o seu canal preferido, onde costuma ver “A Praça da Alegria” e “O Preço Certo”. Nunca se deita antes das 23h, e levanta-se quase sempre pelas 7 da manhã. Gosta de viver e não tem pressa nenhuma de “partir para o outro lado”.
Que Deus a conserve ainda por muitos e bons anos, e que não perca esta sua energia e alegria de vida, que são sem dúvida um exemplo para todos nós. Da minha parte (Francisco Pais) e da Teresa Almeida que me acompanhou nesta visita, adorámos conhecê-la um pouco melhor. Um beijinho grande de Parabéns à D. Maria da Conceição.
Texto de Francisco Pais e Teresa Almeida

Comente este artigo