A Câmara Municipal de Viseu assinou um protocolo com a ACGBA – Associação de Criadores de Gado da Beira Alta, no valor de 15 mil euros com o objetivo de promover controlo e higienização da Feira de Gado.
Recorde-se que, desde 2015, a autarquia estabeleceu uma comparticipação, na componente sanitária, baseada no número de bovinos, ovinos e caprinos existentes no concelho.
A assinatura deste protocolo confirma o apoio continuado do Município de Viseu aos criadores de gado e à relevante atividade que desenvolvem, que segundo o autarca Fernando Ruas, o setor primário tem “estado desacompanhado e desprotegido”
Carla Pinto, Presidente da Associação de Criadores de Gado da Beira Alta realça que este apoio vai beneficiar os agricultores que vêm os custos com a sanidade animal reduzidos.
Atualmente uma das principais preocupações da Associação de Criadores de Gado da Beira Alta é a vacinação contra a “língua azul” que também já está presente em animais no distrito de Viseu, realçou Carla Pinto.
Na assinatura do protocolo, o autarca de Viseu, Fernando Ruas, garantiu que, enquanto estiver em funções não deixará de apoiar a Associação de Criadores de Gado, que desempenha um papel fundamental na dinamização do setor primário, importante para a região de Viseu.
Comente este artigo