Home / Notícias / Rota do Rancho regressa aos restaurantes de Viseu, de 11 a 13 de novembro

Rota do Rancho regressa aos restaurantes de Viseu, de 11 a 13 de novembro

Durante 3 dias, 52 restaurantes do concelho colocam em destaque o prato típico de Viseu

Em 2022, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Município de Viseu, o Regimento de Infantaria Nº14 e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, voltam a promover a tradicional Rota do Rancho.

A apresentação oficial realizou-se esta quinta-feira, 3 de novembro, pelas 18 horas, na sede da ACDV. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, do Presidente da ACDV, Dr. Gualter Mirandez, do Comandante do RI 14, Coronel José Sá, e do Diretor Executivo da CVR Dão, Dr. Pedro Mendonça.

De 11 a 13 de novembro, o conceituado prato tradicional de Viseu terá um lugar especial nas ementas de diversos restaurantes do concelho, que convidam viseenses, visitantes e turistas à degustação desta iguaria típica da região, sem esquecer o acompanhamento à mesa dos belos vinhos do Dão.

Este ano, a iniciativa regista uma adesão recorde de estabelecimentos de restauração – 52 no total -, que podem ser consultados na lista abaixo. Todos os restaurantes aderentes estarão devidamente identificados, nos dias do evento.

O RANCHO À MODA DE VISEU
Reza a história que este famoso prato viseense nasceu em tempos agitados da guerra entre liberais e absolutistas, no Regimento de Infantaria Nº14. Nessa altura, a urgência em garantir a alimentação dos soldados levou o cozinheiro a elaborar um prato com todos os ingredientes que se encontravam à disposição. Da carne de galinha, porco e vaca, dos enchidos, grão-de-bico, batatas, macarrão e couves surgiu uma comida encorpada e calórica que garantiu a resistência dos militares sob as adversidades bélicas.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo