Ontem, 16 de março, iniciaram as atividades de Educação Ambiental no Parque Ambiental da Alameda (Parque Eduarda Encarnação Rodrigues).
A colaboração entre a Câmara Municipal de Sátão e o Clube de Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas de Sátão, permitiu a realização de sementeiras em tabuleiros, na Estufa Municipal, de algumas espécies de plantas aromáticas: tomilho, coentros, salsa, orégãos, hortelã e cebolinho.
As sementeiras foram realizadas por alguns alunos do 8º ano, com auxílio de professores associados a este Clube. Esta iniciativa teve como finalidade dar a conhecer aos alunos as diferentes aromáticas usadas neste concelho e os diferentes meios de produção.
Esta iniciativa tem por objetivo que, o Parque Ambiental da Alameda seja um ponto de referência na educação ambiental dos Satenses, destinado não só às escolas, mas também para adultos e idosos que se identifiquem com este tipo de atividades.
A Câmara Municipal de Sátão tem como objetivos promover a educação dos Satenses para a importância da proteção do ambiente, a aprendizagem de comportamentos e atitudes mais sustentáveis, através da realização de atividades teórico-práticas, saídas de campo e a comemoração de datas ambientais importantes.
As atividades previstas para este biénio de 2022/2023 com o Agrupamento de Escolas de Sátão, incluirão a realização de mais atividades de sementeira, plantações, trabalhos de manutenção nas hortas pedagógicas do parque, ações de hidroponia e de observação astronómica.
Comente este artigo