Home / Notícias / Presença Pioneira da CIM Viseu Dão Lafões na BTL, inaugurada enquanto exemplo de maturidade

Presença Pioneira da CIM Viseu Dão Lafões na BTL, inaugurada enquanto exemplo de maturidade

A presença pioneira da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, num único stand com mais de 200 m2 e 50 horas de programação, até domingo, foi na quarta-feira oficialmente inaugurada, com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a marcar presença e a destacar o exemplo de “maturidade” desta iniciativa dos 14 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da região. “Parabéns por estarem aqui em conjunto; parabéns por estarem unidos nos investimentos estruturantes para o território.”, afirmou.

A tónica deste discurso estendeu-se ao de outras individualidades presentes, desde logo, Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, bem como de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, e de Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro. Na plateia estavam os autarcas de todos os municípios representados na CIM, bem como a Diretora Regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, e Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, entre outros.

“Podemos convidar as pessoas e ficar de consciência tranquila com o que aqui apresentamos. No conjunto, fazemos uma região fortíssima”, afirmou Fernando Ruas, destacando as apostas no Turismo de Natureza e Cultura, e lançando à administração central o desafio dos “investimentos que complementem o trabalho fantástico que a região tem feito”. Pedro Machado, de seguida, reforçou o “profissionalismo” demonstrado com esta presença da CIM.

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões viajou até à capital para dar a conhecer, numa participação pioneira, os grandes atributos da região de Viseu, naquela que é a primeira presença una e integrada dos seus 14 municípios na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, através de um inédito stand próprio e todo um programa de atividades associado.

Até 20 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, um só stand será palco de dezenas de momentos de animação musical, degustação de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, apresentação de produtos autênticos, eventos e propostas culturais e de património. Tudo com um selo de excelência: Viseu Dão Lafões.

Esta participação inédita contempla o best of de atributos da região de Viseu Dão Lafões: um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da adrenalina e aventura. Viseu Dão Lafões irá apresentar-se como a região do país onde, sem a confusão das grandes cidades, é possível viajar em busca da adrenalina e agitação, mas também encontrar o lugar perfeito para um retiro.

Turismo de natureza; gastronomia e vinhos; cultura e património e saúde e bem-estar serão os eixos de ativação e comunicação desta presença pioneira na BTL, no pavilhão 2.

CUCA ROSETA, DIOGO ROCHA E… MARCELO REBELO DE SOUSA.

Entre a variadíssima programação oferecida pelos diferentes municípios, com um grande enfoque na Gastronomia, ou na apresentação da Feira de São de Mateus, por exemplo, a quarta-feira ficou marcada pela presença do chef Diogo Rocha e de Cuca Roseta.

“Foi o momento alto da BTL. Vamos guardar este momento para sempre. Obrigado!”. Diogo Rocha, chef do restaurante (Estrela Michelin) Mesa de Lemos, agradeceu assim a presença da fadista em pleno stand da CIM Viseu Dão Lafões. Desafiada a acompanhar o chef num showcooking, em que prepararam uma tradicional patanisca de bacalhau com legumes, a fadista improvisou e surpreendeu, no final, com um emocionante excerto do tema “Finalmente”. A plateia aplaudiu efusivamente. Tinha razão o Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, quando uns minutos antes irrompeu pelo espaço e saudou a artista. “Parabéns, esta região escolheu a embaixadora ideal!”

O desafio do primeiro dia de BTL era simples. Cuca Roseta iria acompanhar Diogo Rocha na preparação de uma tradicional receita de patanisca de bacalhau com legumes. No fundo, a experiência era um simbólico regresso a Viseu, já que Cuca Roseta atuou no passado na Feira de São Mateus e é uma apreciadora da Gastronomia da região. Entre muito boa disposição, as pataniscas saíram e serviram-se harmonizadas com os emblemáticos vinhos da Quinta de Lemos. “Conheces, Cuca?”. E ali ficou o desafio para uma nova visita.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo