Devido à falta de chuva, o país está a atravessar por um período de seca nesta época de Inverno que, está a ter impactos negativos no concelho de Viseu.
Embora a albufeira de Fagilde, que abastece cerca de 80% da população de Viseu, se encontre com a capacidade máxima de armazenamento de água, o Município de Viseu informa que irá subir as ensecadeiras (estruturas de contenção) para aumentar o armazenamento de água em mais 35%. Isto significa que, nas próximas semanas, a albufeira terá mais água reservada.
“Assim, como forma de mitigar os efeitos da seca, o Município apela ao dever cívico e ambiental de todos; apela à poupança no consumo de água e à eliminação de todos os gastos que não sejam essenciais, evitando todo o tipo de desperdícios”, refere a autarquia em comunicado.
O Município de Viseu apela, ainda, que “não se utilize água da rede pública para efeitos de lavagem de carros, varandas/terraços e para que se reduzam os tempos dos banhos, as capacidades dos autoclismos e todas as utilizações de água em geral; solicita, também, a redução do caudal e da pressão de água, regulando a torneira (válvula), a seguir ao contador”.
O Município e a Águas de Viseu “agradecem a colaboração de todos os munícipes na salvaguarda deste bem tão precioso e escasso que é de todos nós”.
Comente este artigo