Home / Notícias / Câmara de Viseu aprova por unanimidade alterações ao PDM que inclui a futura estação ferroviária

Câmara de Viseu aprova por unanimidade alterações ao PDM que inclui a futura estação ferroviária

A Câmara de Viseu aprovou por unanimidade, as alterações ao Plano Diretor Municipal (PDM), nas quais se destaca a saída da construção da circular externa e a localização para a futura estação ferroviária.

Fernando Ruas, autarca de Viseu realçou o facto de o documento ter sido votado por unanimidade.

As alterações ao PDM do concelho de Viseu, explicou a equipa técnica que as apresentou na reunião pública do executivo, foram trabalhadas com base no PDM de 2013 e, para cumprir a lei, têm de ser aprovadas até dia 31 de dezembro deste ano.

A equipa explicou que as alterações foram trabalhadas “só em solo urbano e não rústico, porque é a principal alteração ao PDM, o conceito do solo urbano”, e, por isso, foi trabalhada a rede urbana, a rodoviária e a ambiental, para “aproximar mais a área urbana” e “ajustar a rede viária e ambiental” do concelho.

Entre as principais alterações está a “queda da circular externa, realçou o autarca de Viseu.

A construção de uma estação ferroviária a sul de Repeses, na entrada sul de Viseu, na Estrada Nacional 2 (EN2), foi o local escolhido pela autarquia, defendendo o regresso do comboio à cidade de Viseu.

Fernando Ruas justificou a localização para a estação ferroviária para Viseu.

João Azevedo, da oposição socialista justificou o voto a favor da alteração ao PDM do concelho de Viseu, o PS espera que este documento seja mais ágil e mais bem preparado para impulsionar o investimento em Viseu.

A oposição elogiou a “queda da circular externa” e afirmou que “acabou por cair um mito que era publicitado e agora percebeu-se que era um plano rodoviário impossível de ser feito” e, segundo o socialista João Azevedo,” houve o bom senso por parte da entidade que desenhou esta alteração e houve também bom senso do poder político a avaliar”.

O vereador socialista João Azevedo lembrou ainda que a sua equipa, durante a campanha para as eleições autárquicas, “sempre defendeu um espaço para um interface ferroviário que pudesse integrar a cidade de Viseu, a sul do concelho.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo