Home / Notícias / Museu da História da Cidade acolhe exposição sobre a paisagem de Viseu

Museu da História da Cidade acolhe exposição sobre a paisagem de Viseu

A ceramista Liliana Velho e o fotógrafo Luís Belo entraram “em diálogo” e apresentam o resultado a partir deste sábado no Museu da História da Cidade de Viseu.

“Atravessar a Paisagem é um projeto que coloca em diálogo dois artistas, a ceramista Liliana Velho e o fotógrafo Luís Belo”, explica uma nota de imprensa da Miolo e Meio, que promove a exposição, que é inaugurada este sábado. 

O trabalho dos dois artistas nasce nas plantas que crescem em Viseu e, a partir daí, “Liliana Velho constrói pequenas peças de cerâmica, umas são as próprias plantas embebidas em barbotina, outras são modeladas e inventadas a partir da observação botânica”. 

Com as peças de cerâmica, explica a nota, “Luís Belo vagueia por diferentes locais na procura de um habitat natural para cada peça” e entre os espaços verdes escolhidos “para construir cenários imaginários, estão a Mata do Fontelo, o Monte de Santa Luzia e o Parque de Santiago.

“Os resultados desta colaboração apresentam-nos uma reflexão sobre a paisagem, a forma como nos relacionamos com ela, como a transformamos, mas, sobretudo, como somos transformados por ela”, referem os artistas. 

A exposição conta com as peças de cerâmica de Liliana Velho, que “deram vida ao projeto”, entre as 28 fotografias de Luís Belo e 200 exemplares de “uma publicação que reúne textos de Rui Macário Ribeiro, onde o autor entrelaça pequenas narrativas inspiradas em saberes populares, plantas e História”. 

“É uma pequena publicação que conta, além dos textos, com uma fotografia que faz parte da exposição. É uma forma de os visitantes poderem levar para casa, ao adquirirem um exemplar, um pedacinho da ‘paisagem’ que viram”, refere. 

A inauguração será antecedida, pelas 15:00, por uma conversa “sem título, para respeitar a Paisagem enquanto a atravessamos”, com o biólogo Paulo Barracosa, “onde o público é convidado a atualizar os seus saberes científicos, percorrendo, física e mentalmente, este território e as ‘nossas’ plantas”.

A Miolo e Meio informa ainda que “todas as atividades, que contam com o apoio do programa Viseu Cultura, são de inscrição obrigatória e os interessados podem reservar o seu lugar em www.atravessarapaisagem.com”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo