Home / Notícias / Fernando Ruas: obras públicas no concelho “estão atrasadas por falta de matérias-primas”

Fernando Ruas: obras públicas no concelho “estão atrasadas por falta de matérias-primas”

O setor da construção civil está, desde o início do ano passado, a enfrentar problemas de falta de material, situação que afeta o normal funcionamento das empresas e, por conseguinte, os prazos de conclusão das obras.

A nível nacional, estima-se que o preço das matérias-primas tenha já sofrido uma inflação, durante 2021, superior a 35% em alguns casos.

A pandemia da Covid-19 não fez parar o setor da construção, mas a falta de matérias-primas ameaça paralisá-lo. Os stocks estão a escassear e a produção destes materiais continua a não acompanhar as necessidades do setor. E perante o desequilíbrio entre a oferta e a procura, os preços também subiram.

A falta de empresas de construção civil, de mão-de-obra e de matéria-prima está a provocar constrangimentos nos investimentos previstos pelo Município de Viseu para o concelho. O autarca Fernando Ruas, conclui que “não há necessidade de justificar o porquê de as obras estarem atrasadas, porque esta é uma situação generalizada em todo o território nacional”.

A escassez de materiais e a consequente escalada de preços, surge numa altura em que o mercado imobiliário de construção está em alta.

Há novos projetos em fase de acabamentos, projetos de reabilitação, obras públicas e construção apoiada por fundos comunitários, pressionadas por curtos prazos, segundo os dados da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

A empreitada de reconstrução do edifício da Casa das Bocas, para instalação de uma unidade de saúde familiar (USF), recorda o autarca de Viseu “é das poucas obras do município que está concluída”.

A instalação de uma unidade de saúde familiar na Casa das Bocas, em Viseu, vai abranger um universo de 1.800 utentes, e custou cerca de 1,9 ME.

A obra surgiu associada a um plano estratégico que a autarquia de Viseu tem para revitalizar o Centro Histórico da cidade.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo