O cabeça de lista do PSD à Câmara de Viseu, Fernando Ruas, garantiu que dará seguimento ao bom trabalho feito na inclusão dos deficientes e prometeu realizar um encontro nacional de desporto adaptado no próximo ano.
Em declarações à agência Lusa no final de uma visita à Associação de Paralisia Cerebral, Fernando Ruas disse que, “proporcionalmente, não há nenhuma cidade que tenha tantas respostas e tão adequadas como Viseu à problemática da deficiência”.
“Temos as estruturas adequadas para uma boa resposta e, portanto, temos essa responsabilidade. Somos uma cidade inclusiva no aspeto da deficiência, temos que o mostrar também”, realçou.
Neste âmbito, o candidato do PSD – que foi presidente da Câmara de Viseu durante 24 anos – pretende realizar no próximo ano um “encontro nacional de grande amplitude de desporto adaptado”.
“Vamos programá-lo mal iniciemos funções. Temos já algumas conversações com responsáveis, especialistas, e vamos ver se fazemos um grande encontro onde sejam disputadas as principais modalidades”, afirmou Fernando Ruas, considerando que será “um momento alto na cidade e no concelho”.
O candidato social-democrata lembrou que o atleta paralímpico de atletismo em cadeira de rodas Mário Trindade é o mandatário da candidatura para a inclusão.
Ruas disse estar particularmente sensibilizado para a área social e garantiu às instituições que poderão contar com a câmara para ser uma “entidade facilitadora junto da administração central” para negociar projetos.
“Da autarquia vão ter toda a colaboração. Comecei a minha vida profissional dirigindo um estabelecimento como este e estou francamente motivado”, afirmou, acrescentando que, para os utentes com deficiência, “não pode haver sequer hesitações no sentido do seu apoio”.
Comente este artigo