Home / Notícias / Município de Viseu aprova novos investimentos nas Freguesias no valor de 2 milhões de euros

Município de Viseu aprova novos investimentos nas Freguesias no valor de 2 milhões de euros

Autarquia avança com mais de 30 protocolos e contratos-programa que abarcam praticamente todas as Juntas de Freguesia do concelho.

O Município de Viseu aprovou, em reunião de Câmara, um conjunto de protocolos e contratos-programa, que representam um investimento na ordem dos 2 milhões de euros nas Freguesias. “Estes investimentos beneficiam praticamente todas as Freguesias do nosso concelho e demonstram bem o empenho do Executivo no reforço da coesão em todo o território”, adianta Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Entre os vários contratos-programa hoje aprovados, destaque para vários que abrangem as Freguesias de baixa densidade.

É o caso do protocolo assinado com a Junta de Freguesia de São Pedro de France, para a primeira fase da pavimentação da Rua do Couceiro, em Moimenta, e acesso a Forniço. Foi também aprovado o protocolo para o calcetamento da Rua da Capela, Rua do Rio e Rua da Caixeira, em Silvares, na Freguesia de Côta, um investimento que ronda os 157 mil euros.

Aliás, o cuidado com a mobilidade dentro de cada uma das freguesias tem sido muito, o que justifica o grande número de intervenções a realizar na requalificação de arruamentos, através de delegação de competências com diferentes Juntas de Freguesia.

É o caso da requalificação da Rua Costa do Monte, Paul, Vale e Travessa do Viso, em Moure de Madalena, na Freguesia do Campo, um contrato-programa no valor de 139 mil euros. Também no Casal e em Lustosa vão avançar obras de requalificação das Ruas da Capela, Barroca e Fonte Fria, num investimento superior a 115 mil euros.

O Executivo aprovou ainda a retificação dos Autos de Transferência dos recursos financeiros para 2022 ao nível dos Espaços Verdes – para as Juntas de Abraveses, Campo, Coutos de Viseu, Lordosa, Mundão, Ranhados, Repeses e São Salvador, Rio de Loba e Viseu -, e da limpeza de vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros – em Bodiosa e Coutos de Viseu. “Reforçámos assim a aposta na coesão territorial, contribuindo diretamente para a melhoria das condições de vida de todos os viseenses”, afirma Conceição Azevedo.

A aposta na melhoria das condições de vida e infraestruturas nas Freguesias tem sido, aliás, uma constante ao longo dos últimos anos.

A título de exemplo, e analisando apenas o último mandato, o Município de Viseu avançou com obras emblemáticas, como a construção do pavilhão em Cavernães, um apoio superior a 700 mil euros; o saneamento básico em Póvoa de Bodiosa (623 mil euros); a construção de novos cemitérios, em Lordosa e São Cipriano (293,5 mil euros e 337,6 mil euros, respetivamente); ou o Centro Empresarial das Queimadas, um investimento em Santos-Êvos superior a 380 mil euros.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo