Home / Notícias / Tondela: Museu da Estância Sanatorial no Caramulo

Tondela: Museu da Estância Sanatorial no Caramulo

O município de Tondela quer inaugurar o Museu da Estância Sanatorial do Caramulo e Centro Interpretativo ainda este ano, uma vez que se celebra o centenário da criação desta estância, referiu à Agência Lusa o presidente José António Jesus.

O autarca disse que se trata de um investimento “muito próximo dos 400 mil euros”, que conta com a comparticipação de 115 mil euros, resultado de uma candidatura da Junta de Freguesia do Guardão à ADICES, e com um reforço aprovado esta semana de mais 180 mil euros da Câmara.

“Este museu procura reconstruir o espaço físico, social, científico, a investigação, desde os primórdios do surgimento da estância sanatorial, há um século, até ao seu apogeu. Será como que uma porta de entrada de acolhimento”, salientou o autarca.

José António Jesus explicou que o espaço museológico e centro interpretativo são como que “uma visita de enquadramento àquilo que é possível encontrar na estância sanatorial” do Caramulo.

O projeto museológico, desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, e outras entidades, como, por exemplo, o Centro de Interpretação da Serra do Caramulo, “é um elemento estrutural que reforça muito a estratégia turística de atração e de capacitação do território”, referiu o autarca.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo