O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Viseu e de Lamego, resgatou duas corujas-do-mato (Strix aluco), nos concelhos de Viseu e Armamar.
Na primeira situação e na sequência de um alerta a dar conta da presença da ave na via pública, os elementos do NPA de Viseu deslocaram-se de imediato para o local, onde procederam à sua recolha e posterior entrega no Centro de Ecologia e Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para monitorização do seu estado de saúde e posterior libertação no seu habitat natural.
No segundo caso, um cidadão entregou a coruja-do-mato nas instalações da Guarda, tendo sido acionado o NPA de Lamego para efetuar o transporte da ave para o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (HVUTAD) em Vila Real, para monitorização do seu estado de saúde e posterior libertação no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Comente este artigo