Home / Notícias / São Pedro do Sul constrói açude nas termas no valor de um milhão de euros

São Pedro do Sul constrói açude nas termas no valor de um milhão de euros

Foi lançado o procedimento para a construção de um açude nas Termas de S. Pedro do Sul, um investimento de cerca de 1,1 milhão de euros, com um prazo de execução de 240 dias, que visa a prevenção de cheias, a melhoria do ecossistema fluvial, a proteção das linhas de água, a remoção de estruturas obsoletas e o restauro das galerias ribeirinhas.

Esta intervenção, que irá criar condições únicas que vão elevar o concelho para outro patamar de atratividade, é comparticipada em 75% e foi aprovada na candidatura do Município ao Fundo Ambiental.

O projeto engloba a reconstrução e remodelação dos açudes existentes, dotando-os de melhores características hidráulicas e funcionais, trabalhos de melhoria do espelho de água e de melhoria do escoamento na aproximação aos açudes e após a descarga dos mesmos.

Os trabalhos de melhoria do espelho de água referem-se à execução de uma abertura na plataforma existente, a montante da ponte Romana, que a irá dividir em duas partes, possibilitando a passagem de pequenos barcos de recreio, não motorizados.

Para reposição da circulação pedonal nesta plataforma serão executados um pórtico e uma escada metálica, com a possibilidade de ser recolhida quando estiver inundada, de modo a não causar embaraço ao escoamento dos caudais mais elevados no rio Vouga.

Estão também contemplados neste projeto a construção de um passadiço na zona do Carvalhedo, bem como a iluminação cénica da ponte Romana e das margens do Rio Vouga.

 

Pode ver também

Fim de semana com céu nublado e subida das temperaturas na região de Viseu

Tendo em conta a previsão meteorológica do IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera), para …

Comente este artigo