O Município de Castro Daire conta com um Orçamento e um Plano para 2021, que procura resolver necessidades do concelho e aposta nas prioridades definidas para o futuro com o objetivo do aumento da atratividade do território, da fixação de pessoas, do aumento do bem-estar e saúde dos munícipes, refere a autarquia em comunicado.
Este orçamento, no valor aproximado de vinte e seis milhões de euros, apresenta um crescimento de dezassete por cento, face ao ano anterior.
Assegura o equilíbrio orçamental, estimando a transferência de receitas correntes para investimento de cerca de três milhões de euros. Este acréscimo do valor global deve-se ao aumento das despesas de capital, leia-se investimento, resultante do culminar de um trabalho árduo, persistente e contínuo na procura de financiamento externo para os projetos fundamentais do concelho, uma vez que foram várias as candidaturas aprovadas recentemente.
Tendo em conta o tempo que vivemos, este orçamento contempla, também, um reforço do apoio ao combate dos problemas económico-sociais oriundos da pandemia COVID-19, refere o presidente do município.
Estão contemplados programas de apoio às famílias, às atividades económicas e às instituições do concelho. Este orçamento contempla investimentos, e em diversas áreas, destacando-se a aposta no desenvolvimento económico do concelho e na atração de investimento.
A Educação, o Turismo, o Ambiente, a Proteção Civil, a Requalificação Urbana e Viária, o Desporto, a Cultura e a Ação Social são outros setores com relevante importância para o ano de 2021.
Prevê, ainda, a manutenção do equilíbrio financeiro das contas alcançado em 2020, o reforço de uma política fiscal em favor dos Castrenses, a criação do Regulamento Fiscal e de Investimento, bem como a revisão da Tabela de Taxas e Licenças.
Como investimentos individualizados destacam-se a requalificação da Escola Secundária, a requalificação da Avenida 25 de Abril e a implementação do projeto de eficiência energética com a substituição total da iluminação pública de todo o concelho para LED. Apenas nestes 3 projetos serão investidos cerca de 7 milhões de euros e que contam com candidaturas aprovadas a fundos comunitários.
Uma área com grande foco é o setor do Turismo. Através da valorização das condições naturais e endógenas do concelho, conjugado com a inovação e diferenciação dos projetos apresentados, foram também já aprovadas várias candidaturas. Destacamos o investimento nas Termas do Carvalhal com a criação das Piscinas Termais exteriores de água quente, o Pombeira Adventure Park e o Parque de Campismo/Autocaravanismo.Neste orçamento, para além dos investimentos que já arrancaram e dos que estão para arrancar, está também contemplada a criação da Zona Industrial da zona sul do concelho.
O Município de Castro Daire, fruto da abertura institucional fomentada, integra, ainda, um conjunto de projetos intermunicipais de valorização do território, nomeadamente com o projeto de modernização administrativa; Caminho Português Interior de Santiago; Estrada Nacional 2; Promoção Cultural em Rede; Promoção do Sucesso Educativo e a Última Rota da Transumância.O orçamento contempla, também, diversos investimentos por administração direta.
Comente este artigo