O Município e o Agrupamento de Escolas de Mangualde participam, de 20 a 27 de novembro, na iniciativa “Laboratório Móvel das Ciências: Viseu Dão Lafões.” Uma iniciativa desenvolvida na Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, com o objetivo de melhorar o sucesso educativo na região. Pelo “Laboratório Móvel das Ciências” passaram três centenas de alunos mangualdenses.
Contando com a presença do Presidente Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira, o Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Fernando Espinha, e o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, a iniciativa desenvolveu-se na Escola Básica Ana de Castro Osório, onde ficou estacionado o autocarro do laboratório móvel, direcionado a todas as turmas do 3º e 4º ano de escolaridade do município, respeitando todas as normas impostas pela DGS, bem como o plano de contingência em vigor no agrupamento de escolas.
Durante estas visitas, de duração de 1h30 minutos, são desenvolvidos vários temas, tendo como tema principal a Fábrica de Robot, transversal a todos os alunos, este tema permite aos alunos planear e programar as suas soluções, pretende-se com este tema desenvolver o raciocínio na resolução de problemas.
O Corpo Humano é um dos quatro módulos à escolha do professor, engloba um conjunto de experiências que permite aos alunos conhecerem mais o seu corpo.
O módulo Os Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas tem como objetivo desenvolver atividades práticas que levem o aluno a compreender os diferentes fenómenos meteorológicos.
O módulo Engenhos e Engenhocas é uma atividade de construção de pequenas máquinas simples, através de peças e kits de construção versáteis, que permitem associar a diferentes áreas disciplinares.
E por fim o módulo A Nossa Escola remete para a compreensão dos fenómenos responsáveis pelas estações do ano, pelas fases da lua, pelos dias e pelas noites, pela identificação e reconhecimento da diversidade de corpos celestes do sistema solar e os seus constituintes.
Comente este artigo