O Município de Tondela vai realizar de testes à COVID-19, a elementos da corporação de Bombeiros, que tenham transportado nos últimos 14 dias doentes suspeitos ou que, depois disso, tenham transportado um doente que venha a revelar-se positivo.
Segundo a autarquia, a realização dos testes “tem por objetivo despistar qualquer situação assintomática e estabelecer o necessário conforto dos profissionais de socorro”.
O Município de Tondela também tem suportado parte dos custos dos testes de COVID-19 a funcionários de lares, que estejam a fazer turnos contínuos de 7 dias/24h, antes de entrarem no turno semanal, de forma detetar a hipotética presença do vírus.
“Agora, estas instituições deixam de ter qualquer custo na realização dos testes à COVID-19, fruto de um projeto desenvolvido pelo Município de Tondela, com o Ministério da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social.
Serão igualmente realizados testes junto da unidade de apoio à deficiência – a Cooperativa Vários, bem como junto de outros profissionais de Lares, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias”, refere o comunicado da autarquia.
“Fruto do entendimento que o presidente da Câmara Municipal de Tondela teve com as diferentes instituições sociais, também passarão a ser testados todos os utentes de lares que tenham de se deslocar a urgências hospitalares, por razões diferentes da COVID-19”.
Ao regressarem ao Lar, estes ficarão em isolamento até serem testados, afastando os riscos de contágio no seio da instituição.
Comente este artigo