O município de Tondela vai disponibilizar uma linha de atendimento telefónico que permitirá cuidar à distância da população mais vulnerável do concelho.
Em comunicado, a autarquia refere que esta linha “tem como grande objetivo o reforço da informação/comunicação em período de crise, privilegiando desta forma o cuidado e a proximidade, orientando munícipes e fazendo o despiste das suas principais necessidades”.
“São consideradas situações urgentes e prioritárias o apoio psicossocial em cenário de crise e em situações de emergência, pedidos de medicamentos e alimentos ou apoio na referenciação para a renovação das receitas médicas de doentes crónicos”, esclarece.
Este projeto, que se intitula “Cuidar à distância, para a proteção de todos”, será desenvolvido pelo serviço de ação social e pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, com os vários parceiros e serviços locais.
Segundo a autarquia, “esta colaboração vai alicerçar-se num modelo de gestão de informação à distância, que irá aproximar os cidadãos, os serviços e as entidades locais, rentabilizando os recursos existentes”.
A intenção é que este projeto também tenha uma atitude preventiva, uma vez que “evitará as deslocações desnecessárias, mas dará resposta às necessidades urgentes e prioritárias”.
Os destinatários prioritários serão “grávidas, doentes oncológicos, pessoas com doença crónica, idosos, pessoas dependentes sem retaguarda institucional, famílias com pessoas portadoras de deficiência, famílias com crianças e jovens que se encontrem em situação de quarentena ou de isolamento voluntário e pessoas em situação de quarentena ou de isolamento voluntário”, acrescenta.
O número a contactar é o 966335996, entre as 09:00 e as 17:00 dos dias úteis.
Comente este artigo