Este ano, as iluminações das Festas dos Remédios que ornamentam as principais entradas, avenidas e ruas da cidade de Lamego apresentam uma novidade.
A Rua Cândido dos Reis homenageia e recorda as decorações utilizadas para engalanar, nas décadas de 70 e 80, a “Romaria de Portugal”.
Durante estas festividades, o público vai poder admirar quatro arcos festivos, muito diferentes dos restantes instalados pela cidade, por serem mais recentes e modernos com recurso a novas tecnologias.
Também a conceção e desenvolvimento das peças decorativas, em particular do pórtico monumental instalado no início da Av. Dr. Alfredo de Sousa, é feito para a “Romaria de Portugal”.
Lamego faz parte da História da Eletricidade em Portugal, a primeira vez que a energia elétrica foi usada num espaço público, ao longo de vários dias e iluminando um amplo espaço, aconteceu em Lamego, durante as Festas dos Remédios, organizadas em agosto e setembro de 1876.
Esta inovação na iluminação das ruas na cidade de Lamego, durante as festas em honra de Nossa senhora dos Remédios, está a ser uma das grandes atrações da Romaria de Portugal que decorre até ao próximo dia 9 de setembro.
Comente este artigo