Home / Notícias / Desporto / 40ª Meia Maratona de Viseu realiza-se durante a noite de 9 de setembro

40ª Meia Maratona de Viseu realiza-se durante a noite de 9 de setembro

A celebrar já a 40ª edição, a Meia Maratona de Viseu é considerada uma das corridas mais aguardadas e este ano traz várias novidades: será a 1ª edição noturna do evento e terá, igualmente, uma vertente mais inclusiva, já que convida à participação de atletas em cadeiras de rodas e terá uma prova pensada para os mais novos, a Kids Race.

A Meia Maratona vai acontecer dia 09 de setembro e, como habitualmente, está incluída na programação da Feira de São Mateus, que será o palco da partida e chegada dos participantes. Terá início às 19h00, com um percurso de 21 quilómetros, mas também é possível optar pela minimaratona, de 10 quilómetros, ou pela caminhada de 5 quilómetros. Mais cedo, pelas 17h00, arranca a Kids Race.
A apresentação da Meia Maratona de Viseu decorreu esta tarde, com as presenças de Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, e de representantes dos clubes parceiros da prova: Viseu 360, Virithus Runners e Os Ribeirinhos.

Foi ainda revelada a camisola oficial da 40º edição, assim como o nome dos atletas nacionais que se associam ao evento: Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade é o Embaixador da prova adaptada.

As inscrições já abriram e todos os atletas recebem um kit de participação que inclui um saco, uma T-shirt técnica, o dorsal e um chip com registo de tempo.

Pedro Ribeiro, vereador do Município de Viseu, refere que “a Meia Maratona de Viseu vai ao encontro da visão do Município para a promoção e desenvolvimento da Atividade Física”, e acrescenta que “a organização de eventos desportivos em parceria com os clubes e associações é de grande importância, na preparação da Cidade Europeia do Desporto em 2024”.

Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus e da Meia Maratona, sublinha a ideia de que “quisemos trazer à 40ª edição de um dos eventos desportivos mais importantes do país uma vertente mais inclusiva, convidando e possibilitando a participação de atletas em cadeiras de rodas e lançando, por outro lado, uma prova só para as crianças, a Kids Race, sendo que estas novidades vêm também em linha com o modelo que temos definido para a edição deste ano da Feira de São Mateus, que será um evento mais sustentável, não só nas áreas ambiental e económica, mas também na área social”.

Pedro Alves lembra ainda que “a Meia Maratona de Viseu é, desde há muito, uma das provas mais aguardadas do ano, em que contamos com a participação de atletas profissionais e de simpatizantes da modalidade que chegam de vários pontos do país e acreditamos que esta será mais uma edição marcada pelo sucesso”.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo