Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Desporto / Viseu: Sede de combate à violência no desporto inaugurada na segunda-feira

Viseu: Sede de combate à violência no desporto inaugurada na segunda-feira

A sede da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), organismo recém-criado e presidido por Rodrigo Cavaleiro, vai ser inaugurada na segunda-feira em Viseu.

“É um dos primeiros recém-criados organismos da administração central do Estado sedeado fora dos grandes centros urbanos”, informou hoje o gabinete do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A APCVD, que deverá contar com um quadro de 20 funcionários, ficará em Viseu, dando cumprimento a uma decisão do Conselho de Ministros Extraordinário de 14 de julho de 2018, que tem como objetivo a transferência de serviços públicos para o interior.

A cerimónia de segunda-feira vai contar com a presença de Tiago Brandão Rodrigues, bem como com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Os assuntos em matéria de segurança, prevenção e combate à violência no desporto passam da alçada do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) para a APCVD, liderada por Rodrigo Cavaleiro.

O presidente da Autoridade foi coordenador do Ponto Nacional de Informações sobre Futebol, do Departamento de Informações Policiais da Direção Nacional da PSP, é membro da Direção do Comité Permanente de Acompanhamento da Convenção Europeia sobre a violência no desporto, do Conselho da Europa, e chefe da delegação nacional no mesmo Comité.

Criada em outubro de 2018, e a funcionar provisoriamente no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Lisboa, a APCVD tem como objetivo, em articulação com as forças de segurança e com a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial, assegurar “a fiscalização e prevenção do cumprimento do regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos”.

Compete ao organismo a instrução de processos contraordenacionais, a aplicação de coimas e sanções acessórias, a prevenção e a promoção de atividades relacionadas com um contexto desportivo assente em princípios e valores éticos.

A sede da APCVD vai ser nas antigas instalações da Universidade Católica Portuguesa, na atual incubadora Vissaium XXI, da cidade de Viseu.

 

Pode ver também

Movimento “Chega” de Vila Nova de Paiva exige requalificação urbana

Habitantes ligados ao Movimento “Chega”, criado recentemente, colocaram cartazes frente ao edifício da câmara de …

Comente este artigo