Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu é uma “Autarquia Familiarmente Responsável”

Viseu é uma “Autarquia Familiarmente Responsável”

Viseu conquista bandeira de “Autarquia Familiarmente Responsável”.

É a primeira vez que município, distrito e região de Viseu conquistam o selo do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

O Município de Viseu será distinguido no próximo dia 7 de Dezembro com a bandeira de “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, organismo criado no âmbito da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

Será a primeira vez que o Município de Viseu – assim como o distrito e a região – é distinguido pela “bandeira verde” deste Observatório, que premeia autarquias comprometidas com políticas amigas das famílias com filhos, com a sua qualidade de vida e inclusão social.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta distinção faz justiça ao forte empenho do município em apoiar as famílias com filhos e estimular a natalidade no concelho, nomeadamente nos últimos dois anos.” “É um reconhecimento feliz e que nos estimula a prosseguir. O melhor betão do desenvolvimento são as pessoas”, sublinha.

Neste âmbito, Almeida Henriques destaca o conjunto de medidas lançado em Março do ano passado, no primeiro pacote de medidas municipais pró-natalidade e de apoio às famílias numerosas. “Foi um programa muito ambicioso e inovador, cuja implementação está muito avançada, e que institui de forma pioneira medidas como o desconto de IMI para famílias numerosas, o tarifário reduzido de água e saneamento, a gratuitidade de refeições escolares e da utilização das piscinas municipais a partir do terceiro filho, ou a oferta do kit escolar a todas as crianças do 1º ciclo”.

Uma das medidas previstas neste pacote foi aprovado já este mês de Novembro, sendo relativa à criação de uma linha específica para apoio à reabilitação de habitações degradadas de famílias numerosas, no âmbito do programa “VISEU HABITA”, com majorações e melhores condições de candidatura e financiamento.

Na análise do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foram especialmente considerados parâmetros ligados ao incentivo à natalidade, à disponibilização de serviços básicos, ao apoio à educação e à conciliação da vida profissional com a vida familiar, ao acesso à habitação, à cultura e ao desporto, entre outros.

Em 2016, 58 dos 308 municípios do país receberão a bandeira.

 

Pode ver também

Cemitério em Oliveira de Frades com funcionário dedicado à sua manutenção e limpeza

O cemitério de Oliveira de Frades foi requalificado. A partir de amanhã, as pessoas com …

Comente este artigo