Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu é o distrito mais lesado com o Radão… um gás que se esconde no granito

Viseu é o distrito mais lesado com o Radão… um gás que se esconde no granito

Num artigo publicado pela Revista Visão o alerta é simples. Tem de ter cuidado com o gás Radão. Segundo a Organização Mundial de Saúde este gás, aparentemente inofensivo, é a segunda principal causa de cancro do pulmão em muitos países. Em Portugal, o distrito da Guarda e o de Viseu são os mais lesados. As pessoas que estiverem expostas a ele, ainda que numa concentração relativamente baixa, apresenta grandes probabilidades de o vir a desenvolver mais tarde.

As grandes áreas de risco são as graníticas. Quanto maior for a região granítica maior será também a libertação do radão para a atmosfera e para a ocorrência de concentrações elevadas do gás. Explicação de Mário Ribeiro, físico do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica do Instituto Superior Técnico, à Visão. O gás radão pertence à série radioactiva natural do urânio que é, por sua vez, um constituinte natural do granito. O físico explicou ainda que a melhor firma de se proteger do gás é utilizar “matérias que funcionem como barreira à sua difusão” na fase da pré-construção ou então se as construções já existirem é “promover a ventilação desses espaços e a renovação do ar”. O melhor mesmo é certificar-se, através de medição, da concentração desse gás no interior das casas ou no local de trabalho.

A 30 de Outubro de 2003, a DECO publicou um artigo “Radão que se esconde no granito” em que dizia que o Governo pouco ou nada tinha feito pelas pessoas em risco de contacto com o gás radioactivo presente nos solos e nos materiais de construção de origem granítica e a recomendar uma medição para evitar demais problemas de saúde.

Artigo relacionado da DECO:

https://www.deco.proteste.pt/institucionalemedia/imprensa/comunicados/2003/radao-perigo-que-se-esconde-no-granito

 

Pode ver também

Duas mulheres detidas em Moimenta da Beira por permanência ilegal no país

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, …

Comente este artigo