Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / São João da Pesqueira acolheu família de refugiadas da Síria.

São João da Pesqueira acolheu família de refugiadas da Síria.

No âmbito do Programa de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Município de S. João da Pesqueira recebeu, uma família de pessoas Refugiadas, de cultura árabe, proveniente da Síria.

O êxito do acolhimento deste agregado familiar, composto por dois adultos e quatro crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, está dependente do envolvimento de todas as instituições, entidades e organismos locais, refere a autarquia em comunicado.

Portugal desenhou uma estratégia nacional para a plena integração das pessoas refugiadas em território nacional, sendo as propostas de acolhimento definidas com base nos princípios institucionais descentralização, articulação e integração.

Através do Projeto Pesqueira Acolhe, no período de 18 meses, a Câmara de S. João da Pesqueira vai assegurar a satisfação das necessidades básicas, com apoio no acesso a cuidados de saúde, apoio no acesso à educação, apoio na inscrição na Segurança Social e Finanças.

Promover a integração através da definição e implementação de um projeto de integração que inclua apoio na aprendizagem da língua portuguesa e de apoio socioprofissional.

Diligenciar no sentido de garantir a matrícula e a frequência no sistema de ensino por parte de crianças e jovens até aos 18 anos.

O acompanhamento previsto nos 18 meses de acolhimento da família de refugiados, de cultura árabe, vai ser monitorizado individualizado, com vista à sua autonomia.

A autarquia de São João da Pesqueira, diz ainda que esta família necessita do apoio, da disponibilidade e da boa vontade de todos para que o processo de acolhimento e integração seja um sucesso.

 

Pode ver também

Município de Castro Daire Investe Em Novos Servidores Informáticos

Com o objetivo de aproximar os serviços municipais junto da população, tornando assim, mais próxima …

Comente este artigo