Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / PSP de Viseu vai fazer 140 anos

PSP de Viseu vai fazer 140 anos

No dia 18 de Janeiro, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Viseu vai comemorar o seu 140º Aniversário.

O Superintendente Vítor Manuel Torres Rodrigues explicou que, face ao período de Luto Nacional decretado pelo Governo nos dias 9, 10 e 11 de Janeiro de 2017, as Cerimónias Comemorativas do 140.º Aniversário do Comando Distrital de Polícia de Viseu, primeiro agendadas para o dia 11 de Janeiro, são adiadas para 18 de Janeiro de 2017, mantendo-se no entanto o programa.

RESUMO HISTÓRICO

Da Fundação do Comando

Em sessão da Câmara Municipal de Viseu de 7 de Junho de 1876, o assunto foi abordado e decidido criar, na capital do distrito, um Corpo de Polícia Civil, conforme ata da referida sessão cuja parte que interessa, na íntegra, a seguir se transcreve:

“Foi também presente um ofício da mesma Repartição expedido pela Direcção-Geral, 1º. Secção sob o n.°. 68 com data de 15 de Maio próximo findo pedindo que a Câmara concorra com alguma subvenção para a criação de um corpo de policia civil neste distrito. À Câmara parecem muito atendíveis as ponderações do citado oficio tendentes a convencer sobre a conveniência de um corpo de polícia civil, e da necessidade de concorrerem para as despesas de criação dele, algumas câmaras do distrito, directamente, mas olhando para as privativas e urgentes necessidades do concelho, e compulsando os seus orçamentos, colhe a triste convicção de que é forçoso restringir-se nas despesas que são peculiares ao concelho, preterindo alguns melhoramentos e com muita mais razão se vê impossibilitada de fazer larguezas; por isso deliberou contar no seu orçamento de 1876-1877 com a quantia de oitocentos milreis para auxiliar a organização na capital do distrito de um corpo de polícia civil”.

Estava, assim, lançada a primeira pedra para a criação da Policia de Viseu. Efetivamente, sendo Governador Civil o Visconde do Serrado, a 9 de Janeiro de 1877, foi criado um Corpo de Policia Civil em Viseu, cuja constituição era a seguinte:

  • 1 Comissário de Policia
  • 1 Escrivão
  • 2 Chefes de Esquadra
  • 2 Cabos de Secção
  • 31 Guardas.

Deste efectivo, desde logo foram destacados para Lamego 1 Chefe de Esquadra, 1 Cabo de Secção e 8 Guardas.

DIA DO COMANDO

Por despacho de 7 de Janeiro de 1983 do Exm°. Comandante-Geral, foi aprovada a data de 9 de Janeiro para comemoração do Dia o Comando Distrital da PSP de Viseu, dia em que, como já foi referido, no ano de 1877 foi criado nesta cidade, um Corpo de Policia Civil.

PROGRAMA

  Dia 18 de Janeiro de 2017:

– 09h00: Hastear da Bandeira Nacional;

– 09h30: Cerimónia Religiosa na Sé Catedral de Viseu;

– 11h45: Prestação de honras à Entidade que preside à cerimónia;

– 12h00: Início da Sessão Solene (cumprimentos, intervenção do Comandante Distrital, alocução da entidade que preside e imposição de condecorações);

– 13h00: Dão Honra.

 

Pode ver também

Chuva até sábado, frio a partir de domingo

Nas próximas 48 horas à possibilidade de ocorrência de chuva, passando a regime de aguaceiros …

Comente este artigo