PSD de Viseu quer “Pacto pelo Interior” para o revitalizar e repovoar – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / PSD de Viseu quer “Pacto pelo Interior” para o revitalizar e repovoar

PSD de Viseu quer “Pacto pelo Interior” para o revitalizar e repovoar

A Comissão Política Distrital do PSD de Viseu vai apresentar no 37.º Congresso do partido a proposta de um “Pacto pelo Interior”.

Revitalizar e voltar a povoar territórios de baixa densidade populacional são os grandes objectivos.

Para o partido os incêndios revelaram que o despovoamento do interior e as desigualdades territoriais “são, porventura, o maior problema com que o país atualmente se confronta”.

O PSD critica ainda o Governo que perante toda a tragédia tem demonstrado “uma atitude dúbia e frouxa, limitando-se a lançar para o espaço público um conjunto de ideias avulsas de natureza meramente propagandística destinadas a disfarçar a sua total incapacidade reformista e ir ganhando tempo até que o assunto saia da ordem do dia”.

Com o “Pacto pelo Interior” querem “tornar viável a concretização de um pacote de matérias decisivas e fundamentais para um eficaz combate às assimetrias territoriais”. O intuito é viabilizar “a implementação de quatro matérias que nenhum Governo consegue isoladamente concretizar, mas que são fundamentais para a revitalização e povoamento dos territórios de baixa densidade populacional”.

Quatro matérias essas relacionadas com a segurança, a fiscalidade, a desconcentração e as infraestruturas: fazer uma reforma no Sistema da Protecção Civil

que garanta a segurança dos cidadãos que vivem no interior e que salvaguarde os seus bens; consensualizar para um `choque fiscal` pelo interior; desconcentrar serviços e organismos do Estado para o interior em nome de um país mais equilibrado e justo e por último a concretização de um plano de mobilidade e de informação e comunicação que cubra integralmente o interior.

A alteração do Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território e a negociação em curso no seio da União Europeia sobre o próximo Quadro Financeiro Plurianual são também duas medidas defendidas pelo PSD.

 

Pode ver também

Câmara de Cinfães demora 10 dias a pagar a fornecedores

Cinfães é das autarquias do distrito de Viseu que menos tempo demora a pagar aos …

Comente este artigo