Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Filhos a “baterem” nos pais… casos aumentam

Filhos a “baterem” nos pais… casos aumentam

Entre 2013 e 2015 registou-se um total de 1.777 processos de apoio a pais que foram vítimas de violência doméstica por parte dos seus filhos.

Os dados são da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que vem alertar, ano após ano, para um aumento dos casos registados.

Maria de Oliveira, da APAV, explica que as queixas surgem das próprias famílias e muitas vezes de terceiros.

A vergonha e a manutenção do mito da harmonia familiar favorecem o secretismo em torno do problema. Esta situação tem dificultado a intervenção da APAV. 19,8% dos casos acontecem em Lisboa, 15% no Porto, 10,7% em Faro, 7,3 em Setúbal, e 47,2% noutros distritos.

Os números têm aumentado. 49% das vítimas têm 65 ou mais anos e o autor do crime, na maioria das vezes, é do sexo masculino, com mais de 36 anos.

A Associação lembra que a violência doméstica – violência filioparental é um crime público que não pode ser remetido ao silêncio.

A APAV existe para ajudar através e está disponível através da Linha de Apoio à Vítima – 116 006 – número gratuito e confidencial.

Informação detalhada:

http://www.apav.pt/apav_v3/images/pdf/EstatisticasAPAV_CVD_VFP_2013-2015.pdf?utm_source=phplist655&utm_medium=email&utm_content=HTML&utm_campaign=Estat%C3%ADsticas+APAV%3A+Viol%C3%AAncia+Dom%C3%A9stica+%7C+Viol%C3%AAncia+Filioparental+2013-2015

 

Pode ver também

hospital

Festival de Jazz de Viseu passou pela Pediatria do Hospital São Teotónio

“Gostávamos muito de levar o Festival de Jazz de Viseu à Pediatria!”. Foi esta a …

Comente este artigo