Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Em Mortágua uma caça ao javali vai ajudar a associação a reerguer-se dos incêndios

Em Mortágua uma caça ao javali vai ajudar a associação a reerguer-se dos incêndios

A Associação de Caça e Pesca de Mortágua decidiu organizar uma montaria, no passado dia 21 de janeiro, para ajudar a associação a reerguer-se depois dos incêndios.

A montaria foi mesmo considerada como uma das maiores da Associação dada a grande adesão de monteiros, mochileiros, matilheiros, “postores” e colaboradores envolvidos.

A receita obtida na montaria irá reverter para reconstruir o edifício-sede da Associação de Caça e Pesca de Mortágua.

As instalações sofreram elevados danos, nomeadamente na área administrativa, cozinha e sala de convívio, na sequência do incêndio de 15 de outubro de 2017. Os prejuízos estão calculados em cerca de 100 mil euros e só numa pequena parte estão cobertos pelo Seguro.

Segundo Miguel Ramalho, da direcção da associação, “o seguro dá para cobrir perto de 30% do orçamento da obra”, mas não é suficiente. Adiantou que estão “a contar com o apoio do Município” e dos associados, ao mesmo tempo se vão fazendo estas iniciativas para tentar angariar mais alguma verba.

A montaria conseguiu abater 7 javalis. 5 deles foram leiloados e renderam cerca de 400 euros. Um dos animais foi oferecido à Associação da Felgueira, como agradecimento pela cedência das suas instalações para a realização do almoço-convívio, e outro foi sorteado entre os participantes através da venda de rifas.

O Presidente da Câmara garantiu que o município poderia “apoiar a obra de reconstrução, do ponto de vista técnico e financeiro, uma vez que estes danos em edifícios associativos não são enquadráveis nos programas de apoio que foram criados pelo Governo”.

Neste momento a Associação está a funcionar provisoriamente num espaço da antiga escola primária de Mortágua.

A Associação decidiu suspender a caça menor, limitando a sua atividade à caça de predadores e javalis, para, como explica “garantir a sobrevivência e reprodução das espécies que estão em maior risco”.

 

Pode ver também

Hospital de Viseu: Deputados do PSD pedem reunião urgente com ARS Centro

Os deputados do PSD Viseu, reiteram “grande preocupação com o que consideram “desagradáveis episódios divulgados …

Comente este artigo