Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Em breve Orca de Forles fará parte da rota turística de Sátão

Em breve Orca de Forles fará parte da rota turística de Sátão

O Município de Sátão e o Agrupamento de Escolas estão unidos para valorizar e promover a histórica Orca de Forles situada dentro dos limites do concelho.

Alexadnre Vaz, Presidente da Câmara de Sátão, Explica que se trata de um monumento megalítico de imensa importância histórica e que merece ser requalificado. Essa requalificação terá de se iniciar o mais rápido possível porque as pinturas lá existentes, aos poucos, estão a desaparecer.

O autarca lembra que parte do legado foi transferido para o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Para reaverem esse espólio primeiro necessitam de criar as condições necessárias para o voltar a acolher. Condições essas que tem um investimento calculado em 150 mil euros.

Helena Castro, Directora do Agrupamento de Escolas de Sátão, defende que este monumento é a prova viva de que há milhares de anos as civilizações valorizavam as valências que o território satense lhes podia dar.

Hélder Vaz, Presidente da União das Freguesias de Águas Boas e Forles, explica que o importante é explicar o real valor desta orca através do centro interpretativo.

O objectivo é o de defender o património cultural edificado e natural de Sátão e dinamizar o futuro Centro Interpretativo Museológico e Museográfico de Forles com a ajuda dos alunos de turismo.

 

Pode ver também

Em Vila Nova de Paiva Governo garantiu que não vai encerrar nenhum posto da GNR

Na assinatura do protocolo de colaboração do contrato interadministrativo, entre a câmara de Vila Nova …

Comente este artigo