Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Em breve Orca de Forles fará parte da rota turística de Sátão
vazhelena

Em breve Orca de Forles fará parte da rota turística de Sátão

O Município de Sátão e o Agrupamento de Escolas estão unidos para valorizar e promover a histórica Orca de Forles situada dentro dos limites do concelho.

Alexadnre Vaz, Presidente da Câmara de Sátão, Explica que se trata de um monumento megalítico de imensa importância histórica e que merece ser requalificado. Essa requalificação terá de se iniciar o mais rápido possível porque as pinturas lá existentes, aos poucos, estão a desaparecer.

O autarca lembra que parte do legado foi transferido para o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Para reaverem esse espólio primeiro necessitam de criar as condições necessárias para o voltar a acolher. Condições essas que tem um investimento calculado em 150 mil euros.

Helena Castro, Directora do Agrupamento de Escolas de Sátão, defende que este monumento é a prova viva de que há milhares de anos as civilizações valorizavam as valências que o território satense lhes podia dar.

Hélder Vaz, Presidente da União das Freguesias de Águas Boas e Forles, explica que o importante é explicar o real valor desta orca através do centro interpretativo.

O objectivo é o de defender o património cultural edificado e natural de Sátão e dinamizar o futuro Centro Interpretativo Museológico e Museográfico de Forles com a ajuda dos alunos de turismo.

 

Pode ver também

eugeniaduarte

Eugénia Duarte e as promessas da sua recandidatura

Foi no dia 16 de Outubro de 2013 que Eugénia Duarte tomou posse como Presidente …

Comente este artigo