Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Sernancelhe no combate à praga da vespa da galha do castanheiro

Câmara de Sernancelhe no combate à praga da vespa da galha do castanheiro

Apesar de características únicas a denominada castanha martaínha dos soutos da Lapa tem sido atingida pela praga da vespa da galha do castanheiro, praga que tem vindo a afetar a produção da castanha com efeito na economia local.

O concelho de Sernancelhe movimenta localmente cerca de 4 milhões de euros na produção da castanha e exporta três vezes mais, são 12 milhões para vários países em todo o mundo.

Para minimizar os efeitos da praga na produção, autarquia local tem vindo a promover o combate em parceria com as associações e Ministério da agricultura salientou à Alive Fm Armando Mateus, vereador do município de Sernancelhe.

Os resultados da campanha biológica contra a praga da vespa da galha do castanheiro, diz Armando Mateus, só vai ser visível dentro de 4 a 5 anos.

Nos soutos da Lapa a praga da vespa da galha do castanheiro ainda está numa fase inicial, em Sernancelhe não afetou a produção da castanha realça o vereador do município Armando Mateus.

A pouca chuva dos últimos dias não tem favorecido a maturação da castanha que este ano atrasou cerca de duas semanas.

A câmara de Sernancelhe, tem promovido várias ações de combate à praga da vespa da galha do castanheiro nos soutos da Lapa com características únicas para a denominada castanha martínha.

Só dentro de 4 a 5 anos vão ser vistos os resultados da luta biológica para minimizar os efeitos da praga.

 

Pode ver também

Serviço de Radioterapia: Assembleia Municipal de Viseu aprova moção da CDU

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pela CDU a exigir …

Comente este artigo